RF Collection Shop Contato Podcast Booking Home Programação Notícias

Conheça o streaming TOCAIA: Do UNDERGOUND para o UNDERGROUND

01

Uma proposta inovadora, com a ideia de divulgar as bandas do underground brasileiro para o público do underground brasileiro. Assim nasceu o TOCAIA. Um plataforma streaming de música, voltada para o público e bandas do underground, que muitas vezes não encontra sua banda preferida nas plataformas tradicionais, e para as bandas mostrarem o seu material para que realmente interessa.

Além do rock e suas vertentes, o TOCAIA é destinado para bandas e o público do rap e ao reggae. “A ideia foi fazer uma plataforma do underground pro underground, enxuta, rápida, eficiente e voltada para um público, que seria o público do rock e suas vertentes, uma galera do rap e uma galera do reggae, que eu entendo que são os três gêneros que passeiam no underground”, explica Jone Luis da banda baiana Jacau, do selo Tocaia, e também um dos idealizadores do streaming.

Recentemente, o selo Tocaia lançou a coletânea Nordeste em Chamas, com 101 bandas do underground nordestino, e que também está disponível no streaming TOCAIA. Conversamos com Jone, para nos contar um pouco sobre a ideia e o processo de desenvolvimento do aplicativo. Confira a entrevista completa.

Por:: Maria Olívia

RF: De onde surgiu a ideia para a criação de uma plataforma de streaming totalmente voltada para o underground?

Jone: A ideia surgiu da necessidade de divulgar bandas do underground, que eu vejo que outas plataformas, essas multinacionais, são muito embolados. Lá dentro dessas plataformas tem o Axé, tem o Forró, tem Funk… É tudo misturado, não tem um público específico. Sem falar a burocracia, né, pra você subir uma música, a quantidade de propagandas imensa, você nunca consegue finalizar um álbum completo porque está sempre direcionando para outras faixas, sem falar que é muito caro. A ideia foi fazer uma plataforma do underground pro underground, enxuta, rápida, eficiente e voltada para um público, que seria o público do Rock e suas vertentes, uma galera do Rap e a galera do Reggae, que eu entendo que são os três gêneros que passeiam no underground. E a divulgação também das bandas, né. A gente tem um centro, ali, de música voltada desde o Pop Rock ao Metal extremo.

RF: E o nome Tocaia, de onde surgiu?

Jone: O nome Tocaia foi o nome do primeiro álbum da Jacau, banda que eu toco. Então eu também usei esse nome para gente criar o nome do streaming porque é um nome fácil, de fácil escrita e pronúncia. Tocaia é uma casa pequena rústica, que os indígenas se ocultavam ali esperando o momento de surpreender e caçar o inimigo.

RF: Há quanto tempo o aplicativo está no ar?

Jone: O aplicativo está no ar, de fato, há menos de um mês. É uma ferramenta nova, porém muito surpreendente. Estamos em agosto de 2020 e estamos já com 300 álbuns na plataforma. É muito álbum! Nossa meta para 6 meses seria 300 álbuns, e em duas semanas conseguimos atingir o resultado.

RF: Como foi o processo de desenvolvimento do aplicativo?

Jone: O processo de desenvolvimento do aplicativo foi por Cleber Maia, um amigo nosso que também é envolvido com o Rock. Nós sentamos e pensamos em fazer um aplicativo de fácil uso que não fosse burocrático. E aí ele meteu mão, e está aí a primeira versão online. Teremos muitas novidades pela frente.

RF: Além de você, outras pessoas participaram do desenvolvimento do aplicativo?

Jone: A criação da plataforma digital foram duas pessoas, eu, junto com o Cleber Maia.

RF: Em comparação às plataformas de streaming pagas, como Spotify e Deezer, quais os benefícios que o Tocaia oferece para as bandas?

Jone: Primeiro que as bandas não tem custo para subir a música, e quem está ouvindo também não tem custo para ouvir. É uma ferramenta para um gênero Rock. Então, o público que está ali, é centralizado no Rock. O pessoal que ouve outros estilos não vão estar ali. Então, a banda vai subir o material dela na certeza que os ouvintes vão ser voltados ao rock e suas vertentes, desde o pop rock ao metal extremo. Não tem aquelas propagandas que ficam entrando no meio da música. Quando você pula a faixa, da faixa um para a faixa dois, você vai ouvir a faixa dois. Você não vai ouvir outro artista, não vai para outro ritmo. Fácil acesso, não é burocrático, pode compartilhar em ferramentas digitais muito rápido, pode criar playlists, pode fazer um perfil dentro da plataforma para seguir pessoas e ser seguido, pode comentar nas faixas. São benefícios voltados ao underground mesmo.

RF: Com a pandemia, o crescimento de usuários das plataformas de streaming têm crescido ainda mais. Você acha que quando esse período passar, o mercado musical vai estar acomodado com esse novo modelo?

Jone: Acho que o streaming, com a pandemia, vai mudar muita coisa. As lives vão continuar sendo feitas, os canais, tipo Netflix, vão continuar crescendo, as plataformas vão continuar crescendo. Porque é uma tendência, mesmo, da própria modernidade, da tecnologia. Lá quando surgiu o mp3 foi a mesma coisa, e vai sempre evoluindo, sempre com novos passos. Então, a tendência do streaming, mesmo passando a pandemia, acredito que seja crescer bastante. Além do que, a gente está muito móvel hoje. Claro que com a pandemia, nos deixou em casa. Você vai daqui pra rua, você já tá com um, antigamente era um discman né (risos), você colocava uma fitazinha. Hoje em dia é um smartphone, você escolhe quem quer ouvir, escolhe a faixa, cria a sua playlist… A tendência é de crescimento mesmo.

RF: Você pensa em aprimorar ou acrescentar, futuramente, novas funções ao app?

Jone: A gente tá inserindo agora a função do podcast também voltado à galera que comenta sobre o rock e outras culturas, destinadas ao nosso círculo de entendimento. Mais para frente, nós temos outras novidades, sim, a serem acrescentadas. Mas a gente está indo aos pouquinhos. O canal é de música, mas a gente tá com outras ideias aí pra frente também.

RF: Para finalizar, eu gostaria que você explicasse qual o procedimento, caso alguma banda queira enviar seu material para o Tocaia?

Jone: Para uma banda subir o material é muito fácil. É só entrar em contato com qualquer rede social da Tocaia, Instagram, Facebook, ou então enviar um zap pro número (73)98118-6530. A gente passa as instruções rapidamente, a pessoa encaminha o arquivo e no mesmo dia já está no ar. Hoje, é um grande diferencial também. Outras plataformas, como Spotify e Deezer, demora 10 a 15 dias pra subir. Aqui não, aqui é um contato com a galera do underground, de banda, então a gente se entende na linguagem.

00002

Contato:

Email: tocaia@tocaiaselo.com

Face: https://www.facebook.com/tocaiaselo

Insta: instagram.com/tocaiaselo/

http://tocaiaselo.com/

 

Notícias

Postado em 02/09/2020 às 4:18 pm | 232 views



Deixe seu comentário




Notícas mais lidas/Most viewed news



0 Users Online
clique aqui para voltar à página anterior!